4 erros comuns na administração de pizzarias

mar 21, 2023

Nenhum negócio é fácil de administrar. Quando se trata de food service então, as coisas precisam ser cuidadas em detalhes diferenciados, já que tratamos de alimento a ser servido, seja em casa ou no salão. As exigências dos clientes passam por tempo de espera, comida saborosa e quentinha, ainda mais quando entregue via delivery.

Mas, não são somente esses cuidados que devem ser levados em consideração na administração de pizzarias. Há erros comuns que precisam ser evitados a fim de garantir uma gestão mais eficiente e a satisfação dos envolvidos, em especial dos clientes.

Neste artigo, elaboramos uma lista com os erros comuns na administração de pizzarias e food service em geral. Uma dica, quem opta por franquias sofre menos, por conta do suporte das marcas franqueadoras, mas ainda assim não deve perder o cuidado.

Regra número um na administração de pizzarias: a satisfação do cliente

Antes de falar dos erros, vamos tratar do principal objetivo do seu negócio: satisfazer o cliente. A administração da sua pizzaria precisa ter isso em mente em cada ação, assim, tudo vai fazer mais sentido. Colocar-se no lugar do cliente dá uma dimensão do que ele espera. Fazer pesquisa de satisfação também. Quando se é uma franquia, deve-se aproveitar a experiência da marca e de outras unidades mais antigas para aplicar no seu food service. Quando se trata de um negócio solo, é vivendo e aprendendo.

Quem vai a uma pizzaria espera por higiene, qualidade, sabor, agilidade no atendimento e, sobretudo, uma experiência agradável, seja no salão, no take away ou no delivery. Por isso, evite os erros a seguir.

  1. Falta de qualidade da pizza

Parece óbvio, mas nem sempre é. A administração de pizzarias deve entender que a qualidade não é só utilizar ingredientes de boas marcas, mas encontrar o ponto da mistura, a receita certa e manter a mão em cada unidade, ou seja, manter o padrão.

Muitos clientes deixam de fazer pedidos a lugares onde o sabor, tamanho e textura das pizzas mudam a cada pedido. Isso é um erro de grandes proporções.

As franquias saem na frente justamente por terem o padrão como marca de qualidade. A Domino’s, por exemplo, treina e capacita as equipes das franqueadas, possui fornecedores homologados e mais uma série de ações para garantir sempre a mesma qualidade em cada disco de pizza que vai para a casa dos clientes.

  1. Compras sem programação

Imagine ir ao mercado sem uma lista de compras. Provavelmente você volta com algo em excesso, enquanto esquece outras coisas. Agora, leve isso para a proporção de um restaurante. A administração de pizzarias deve ter em mente a importância do planejamento para tudo, principalmente para as compras de insumos e ingredientes.

Nem de mais, nem de menos, é preciso não deixar faltar nem estragar pela falta de uso. Além do mais, esse planejamento permite um maior e melhor controle financeiro.

  1. Equipe “todo mundo faz tudo”

Tudo bem que funcionários coringas são uma mão na roda quando alguém precisa faltar, mas no dia a dia, a administração de pizzarias precisa delegar funções de forma muito clara a cada funcionário. Ainda que todo mundo saiba fazer tudo, é preciso que todos saibam qual o seu papel naquele momento e nenhuma tarefa fique por fazer.

Os papeis precisam ser definidos no dia, na semana, no mês. Sem saber o que fazer, naturalmente o funcionário vai fazer algo errado e isso interfere no todo. É necessário que as atividades estejam divididas e organizadas em fluxo.

Quem faz o que, quando, onde e como. Essa organização faz muita diferença em dia de casa cheia de pedidos, lembre-se disso. Os franqueados Domino’s recebem tudo isso da marca e podem contar sempre com uma equipe de suporte para tirar dúvidas e ajudar em alguma dificuldade.

  1. Mau atendimento

Se tem uma coisa que afasta o cliente é um mau atendimento. A cordialidade, paciência e gentileza devem ser constantes no relacionamento com o consumidor. É preciso saber ouvir, antes de mais nada.

Ao receber um pedido, por exemplo, não tenha pressa, escute com calma, depois confira tudo com o cliente. Se ouvir uma reclamação, não tente se defender, escute atentamente. Entenda o que é a reclamação e só então resolva. O mau atendimento leva a uma experiência ruim que o cliente jamais vai querer repetir.

A administração de pizzarias fica mais fácil quando se trata de franquias. O  modelo de negócio e o suporte que as marcas oferecem, como é o caso da Domino’s, fazem toda a diferença no dia a dia do food service.

Conheça mais sobre as franquias Domino’s: https://franquias.dominos.com.br/

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