É imprescindível que o dono da unidade esteja disposto a participar ativamente dos negócios
O protagonista de uma unidade Domino’s é o franqueado – o dono. Isso porque ele é o responsável por delegar as atividades da loja, conforme as instruções e exigências da franquia, de modo a manter os padrões da marca.
Além disso, é o franqueado que participa ativamente das reuniões com a franqueadora e dos treinamentos, em que são divulgadas as melhores estratégias para o sucesso de toda a rede.
O franqueado tem um papel fundamental: sua função é replicar o formato reconhecido e bem sucedido da franquia no mercado. Por isso, é primordial que ele esteja presente na rotina da unidade.
Com total conhecimento de causa, a Domino’s selecionou alguns outros motivos pelos quais o proprietário da franquia deve participar ativamente das atividades do seu negócio no franchising.
Confira a seguir e aproveite as dicas!
1. Padrões de qualidade
Para que uma franquia mantenha seus melhores padrões de qualidade, é necessário que as unidades estejam sempre de acordo com as especificidades da marca. O principal responsável por isso, no entanto, é o franqueado, que mantém contato direto com o franqueador.
Na Domino’s, por exemplo, uma equipe é especialmente designada para atender aos franqueados e resolver todas as questões das unidades. O objetivo é manter a efetividade do público. E isso só é possível se as características da franquia forem mantidas e seus padrões, respeitados.
Logo, é imprescindível que o dono esteja disposto a participar ativamente dos negócios. Isso, tanto na administração das vendas e das finanças quanto na capacitação da equipe e preservação dos princípios da sua matriz.
2. Conhecimento de mercado
Por ser o investidor, o franqueado é o mais interessado em conhecer o mercado e suas oscilações. Logo, ele tem conhecimento suficiente para gerir a unidade e direcionar as atividades conforme o que a economia pede.
3. Acompanhar a rotina
Em meio à rotina de uma unidade franqueada, o dono que participa ativamente do cotidiano tem a possibilidade de organizar da melhor maneira a logística do estoque, incluindo entrada e saída de insumos, assim como o expediente dos colaboradores, a limpeza da unidade, o relacionamento com o cliente e a qualidade dos produtos oferecidos.
As responsabilidades do franqueado são, praticamente, as mesmas dos empreendedores autônomos. As diferenças, no entanto, são as vantagens em relação ao mercado, projeção da marca, visibilidade e projeção mais concreta de retorno.
4. Feedbacks
Sempre que está presente nas atividades da sua unidade franqueada, o dono consegue acompanhar os feedbacks in loco dos clientes. Ou seja, tem a oportunidade de gerar melhorias no atendimento (se for necessário) e aprimorar ainda mais o que já foi elogiado.
Muitas vezes, os colaboradores podem não revelar ao gestor da loja alguns gargalos, principalmente, se for uma reclamação sobre o atendimento. No entanto, quando o franqueado acompanha o dia a dia do negócio, tem a chance de acompanhar e saber tudo o que acontece.
5. Relacionamento com o cliente
Além de acompanhar os feedbacks dos clientes, o franqueado que participa da sua unidade consegue gerar estratégias a partir de tudo o acontece no estabelecimento. Principalmente, no que diz respeito ao relacionamento com o cliente.
O público gosta de ser bem recebido e se sentir importante. Isso significa que se, de vez em quando, o dono do negócio receber os clientes, por exemplo, pode fazer com que se sintam acolhidos, num ambiente familiar – e voltem mais vezes.
6. Relacionamento com a franquia
Ao estar presente na rotina do seu negócio, o franqueado consegue todas as informações necessárias para repassar à franquia. Essa atividade é importante tanto para fazer alguma cobrança à rede quanto para sugerir novas ideias e soluções em favor da marca.
Estar munido de informações ajuda ainda o dono a contribuir com os processos de auditoria da franquia. O trabalho é mútuo, mas só desempenha o melhor papel quem participa do negócio. Conquistando assim, os melhores resultados.
Conheça o modelo de negócio da Domino’s Franquias: https://franquias.dominos.com.br/