Multifranqueados: quem são e por que estão na mira das redes franqueadoras

set 6, 2022

O mercado brasileiro está começando a aceitar um perfil já bem comum em países como os Estados Unidos: os multifranqueados.

Multifranqueados são empresários que investem em mais de uma franquia. Esse investimento pode ser em diversas unidades da mesma marca, por exemplo, 3 ou 4 lojas da Domino’s em bairros ou cidades diferentes, como também unidades de marcas diferentes, que nem mesmo precisam ser do mesmo segmento.

Parece confuso para você? Pois, saiba que é uma tendência com muitas vantagens tanto para os franqueados com investimentos variados quanto para as franqueadoras. Que, aliás, estão cada vez mais em busca deste perfil.

Neste artigo, vamos abordar essas questões e você vai perceber que, se ainda não é franqueado Domino’s, está na hora de ser e ter mais essa marca no rol dos seus negócios.

Multifranqueados, qual o perfil desse tipo de investidor

O formato de franquias há muito tempo fincou o seu lugar como preferência para quem quer empreender. As vantagens são muitas, além de marca reconhecida com modelo de negócio testado, ainda há toda uma gama de suporte oferecido pela franqueadora. O que acontece em seguida é, quando dá muito certo, como é a maioria dos casos, o empreendedor querer expandir os negócios. É então que surgem os multifranqueados. 

Se a aposta na franquia está rendendo bons resultados, o caminho natural é seguir com ela. O que precisa definir é se expande com a mesma marca ou em outras. Contudo, é preciso estar atento: cada franquia tem seu próprio modo de operação e é necessário estar em consonância com cada um deles.

Para ser multifranqueado, é preciso antes de mais nada ser extremamente organizado, fazer uma boa gestão do tempo e de pessoas, afinal, trata-se de gerir mais de um negócio, muitas vezes de mercados distintos, com peculiaridades, necessidades e caminhos diversos. Inteligência emocional, equilíbrio, liderança, raciocínio rápido e claro, saber trabalhar em equipe são características importantes.

Franqueadoras e a mudança de mentalidade

Até há bem pouco tempo, era impensável uma franqueadora aceitar um franqueado com interesse em ter mais de uma franquia de marcas distintas. Ainda que não fossem marcas concorrentes, o que se tinha em mente era que poderia não haver atenção e dedicação o suficiente.

É verdade que ao aceitar um multifranqueado, a franqueadora precisa adaptar algumas exigências, ainda que o contrato de multifranqueados e franqueados únicos ou exclusivos seja exatamente o mesmo. Como, por exemplo, exigir presença constante do franqueado na unidade franqueada como se ele só fosse proprietário de uma.

Essa mudança de postura das marcas de franquia tem a ver com o quanto elas não só têm a aprender com os multifranqueados e o know how que vão adquirindo por gestão múltipla, mas também com várias outras vantagens.

Multifranqueados, vantagens para as franqueadoras

Gerir uma unidade de franquia já oferece uma boa dose de experiência em gestão e empreendedorismo. Imagine, então, gerir 2, 3 e até mesmo 4. É justamente o tanto de conhecimento adquirido que faz as franqueadoras buscarem esses empreendedores para suas marcas. 

A Domino’s, por exemplo, está preparada para receber um jovem empreendedor iniciante e possui uma equipe de suporte para quem está investindo pela primeira vez em um negócio próprio. Porém, ela sabe que os multifranqueados já vêm praticamente prontos para empreender com sucesso.

Para marcas como a Domino’s, os multifranqueados são capazes de impulsionar o mercado, estão aptos não só para receber, mas também para ministrar treinamentos e capacitações, já estão moldados ao modelo de franquia e seus direcionamentos e aprendem mais rápido e facilmente por estarem imersos no universo das franquias e com tanta expertise podem oferecer soluções e ideias relevantes para a marca. 

Todas essas vantagens levaram os multifranqueados a serem conhecidos também como franqueados profissionais, já que o foco dos seus negócios é expandir atuando com várias unidades e marcas franqueadas.
A Domino’s é uma franquia de décadas no mercado, mas sempre antenada às tendências, novidades e novos rumos para fazer mais e melhor. Se você já faz parte de uma franquia e quer expandir os seus negócios, nós estamos esperando por você. Saiba mais aqui: https://bit.ly/3Rnat7c

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens Recentes