O negócio do franchising já não é algo estranho a quem busca empreender. Esse modelo de operação há muito vem conquistando mais adeptos pelas inúmeras vantagens em relação a iniciar um empreendimento do zero.
Marca conhecida, processos prontos e testados, rede de fornecedores cadastrados e homologados, apoio na abertura do negócio e suporte constante figuram entre as razões para se tornar um empresário franqueado.
Contudo, a globalização e abertura de mercado estrangeiro trouxeram mais uma vantagem para você avaliar ao escolher onde investir: marcas internacionais. Ainda que elas já estejam entre nós há um tempo, de alguns anos para cá contamos com uma maior variedade de opções e facilidade para investir em companhias de fora do país.
Neste artigo vamos abordar como as marcas globais ampliam o sucesso das franquias.
A força das marcas globais
Um dos maiores pressupostos para investir em franquias está no fato de, ao aderir à marca franqueadora, o empresário leva junto no pacote o know-how operacional e de comercialização de um produto ou serviço já posto em prática e com aceitação do público consumidor.
Imagine então, quando a rede é global, ou em outros termos, quando a marca da sua aposta é conhecida no mundo inteiro. O sucesso da sua franquia é aumentado exponencialmente. Isso porque, uma marca atuante em vários países traz na bagagem uma experiência múltipla de vários mercados, com erros e acertos.
Se o sucesso das franquias acontece principalmente pelo amplo conhecimento da franqueadora, este entendimento se alarga ainda mais quando vivenciado ao redor do globo.
Uma marca global:
- Gerencia uma rede com milhares de pessoas de culturas diferentes, se tornando hábil para lidar com diversos públicos.
- Precisou criar uma operação gigantesca e uniforme capaz de atender a particularidades dos mais diferentes mercados, isso demonstra grande poder de percepção e solução.
- É capaz de criar uma grande rede de fornecedores por vários países, podendo garantir qualidade e preço.
- Aprende a fazer uso da tecnologia em larga escala, aplicando desde soluções mais simples até as mais complexas.
- Congrega grandes profissionais, permitindo o compartilhamento de informações relevantes de gente capacitada.
- Reúne um aprendizado valioso em virtude das várias situações vividas ao longo do tempo em lugares distintos.
- Engloba um traquejo em marketing imensurável.
A força de uma marca global para o sucesso das franquias inclui muitos outros benefícios. Vamos focar nas questões referentes ao marketing.
Marketing globalizado e o sucesso das franquias
É consenso no sistema de franquias que a marca franqueadora cuida das estratégias de marketing, afinal, ela é a detentora da marca e maior interessada em seu sucesso. Independentemente de quais ou quantas unidades franqueadas, cabe à marca cuidar de si mesma com apoio dos franqueados.
Neste cenário, há vantagens para ambas as partes envolvidas. Se de um lado a unidade franqueada tem o suporte e estratégias planejadas pela franqueadora, esta se nutre das informações de suas franqueadas.
Com dados de unidades do mundo inteiro, o marketing global tem uma potência gigantesca capaz de agregar valor à marca como um todo e cada unidade no mais recôndito canto do planeta. Promoções globais ganham força com parcerias igualmente globais. A repercussão não se limita a uma cidade ou região, mas ganha o globo e permite, inclusive, a conexão com consumidores ao redor do mundo.
Porém, vale lembrar uma outra vantagem de um marketing global, ele sabe a importância e o valor do local. Por isso, ainda que seja reconhecida pelas campanhas mais incríveis, a Domino’s acredita e respeita as particularidades de cada mercado e apoia ações locais.
Domino’s, uma marca global de olho no local
A Domino’s ganhou vida em uma pequena pizzaria local no estado americano de Michigan, em 1960. De lá para cá, tornou- se a maior rede de pizzarias do mundo estando presente em mais de 90 países, com mais de 19 mil lojas.
Foi conhecendo sua pequena comunidade e estando atenta a ela que cresceu mundialmente. Por isso, sabe o quanto cada cliente é único em seus desejos e necessidades e como o marketing precisa respeitar e fazer uso disso em suas estratégias. Reine localmente com uma marca global. Outras pessoas já garantiram o sucesso das franquias assim, só falta você. Seja um franqueado Domino’s: https://bit.ly/3QblNlx