Montar um negócio requer coragem, mas também uma série de outras habilidades para gerir o dia a dia, liderar a equipe e se sair bem junto à marca franqueadora. Algumas pessoas parecem ter um talento natural para lidar com outras pessoas, para tirar delas o seu melhor, atraindo admiração e simpatia.
Contudo, habilidades podem (e devem) ser desenvolvidas ao longo da vida, por isso, listamos algumas delas para você aperfeiçoar e liderar sua unidade franqueada com assertividade e eficiência.
Vamos a elas.
O que se entende por habilidades?
Habilidade por definição é a capacidade de se fazer algo, pode ser algo já inerente ou desenvolvido. Por exemplo, algumas pessoas têm a habilidade de falar bem em público de forma muito natural, já outras precisaram fazer cursos de oratória e recorrer a técnicas para se tornarem boas oradoras.
Alguns estudiosos dividem as habilidades em motora, cognitiva, profissional, pessoal e outras tantas. O mais importante é entender que habilidade se alcança e se desenvolve.
Em vista disso, algumas habilidades são essenciais para liderar uma franquia. É delas que vamos tratar agora, deixando claro que não existe necessariamente uma ordem de importância.
1. Capacidade de aprendizado
Ao empreender via franquia, o empreendedor aposta em um modelo de negócio preexistente, já formatado por tempo de experiência e testes de mercado. A marca franqueadora tem muito a ensinar, por isso, é imprescindível que seja uma pessoa com vontade e abertura para aprender.
2. Disciplina
Ter o próprio negócio exige disciplina, organização e foco. Não existe “deixar para depois”. O depois pode ser tarde e arruinar a sua empresa. É preciso ter horário, compromisso e planejamento. Sobretudo, é preciso obedecer às regras da franquia, afinal, você foi escolhido para ter a concessão de uso da marca e modelo de negócio, não faz sentido fazer diferente. Caso perceba que o negócio como é não se encaixa com o seu perfil, repense e busque alternativas.
3. Disposição
Ser dono implica estar disposto a suar a camisa literalmente para fazer as coisas acontecerem. Para liderar, ensinar e conquistar. É preciso disposição para atender fornecedores, lidar com equipe, clientes e fazer o negócio acontecer, se estabilizar e ter sucesso. Essa é uma das habilidades mais indispensáveis.
4. Comprometimento
Quando você assina com a franqueadora, você se compromete a cuidar da marca dela, a fazer bom uso do conhecimento que está sendo transferido, do apoio, suporte e todas as vantagens do modelo de franchising. Quando contrata funcionários, você dá a eles esperança, dignidade, importância. O mesmo acontece com os fornecedores, com os clientes, com a sua família e, principalmente, com você mesmo.
Empreender é essencialmente se comprometer. O que leva a diversas outras atitudes. Se você é daquelas pessoas sem muito compromisso, está na hora de desenvolver urgentemente essa habilidade.
5. Administração de riscos
Os riscos são inerentes a qualquer negócio, mesmo franquias, e podem estar presentes em diversos momentos. Alguns acontecem de dentro para fora; outros, de forma contrária, sem que o gestor tenha muita gerência sobre o ocorrido. Para administrar riscos, é preciso antes de tudo aceitar que eles existem e que alguns são inevitáveis, e o seu papel muitas vezes é minimizar as consequências.
Lidar com os riscos é uma habilidade que exige paciência, cautela, inteligência emocional e, ao mesmo tempo, agilidade, presteza e a capacidade de desenhar cenários, enxergar os possíveis problemas e ter em mente soluções para eles. Em outras palavras, quando algo acontecer e alguém te perguntar, e agora? Você tem os caminhos para chegar à resposta sem titubear.
6. Liderança
Liderar não é mandar, é conduzir. Mais ainda, conduzir com maestria negócio e equipe, parceiros e clientes; é ter empatia e gerar simpatia, admiração, confiança. Um bom líder é alguém em que se pode confiar. Alguém com que se pode aprender, mas também ensinar. O líder precisa ter a cabeça pronta para o novo, exercer a escuta sem restrição, saber fazer escolhas, mesmo com algumas dúvidas, dar retornos que engrandeçam, que apontem as falhas, mas indiquem o caminho dos acertos.
Algumas dessas habilidades talvez já sejam inatas em você, outras precise de um esforço para desenvolver. Vá em frente. Nada se constrói sem esforço. Mas se quiser um caminho mais seguro de ser trilhado, conheça as franquias Domino’s.
Conheça o nosso modelo de negócios: https://franquias.dominos.com.br/