Nenhum negócio é fácil de administrar. Quando se trata de food service então, as coisas precisam ser cuidadas em detalhes diferenciados, já que tratamos de alimento a ser servido, seja em casa ou no salão. As exigências dos clientes passam por tempo de espera, comida saborosa e quentinha, ainda mais quando entregue via delivery.
Mas, não são somente esses cuidados que devem ser levados em consideração na administração de pizzarias. Há erros comuns que precisam ser evitados a fim de garantir uma gestão mais eficiente e a satisfação dos envolvidos, em especial dos clientes.
Neste artigo, elaboramos uma lista com os erros comuns na administração de pizzarias e food service em geral. Uma dica, quem opta por franquias sofre menos, por conta do suporte das marcas franqueadoras, mas ainda assim não deve perder o cuidado.
Regra número um na administração de pizzarias: a satisfação do cliente
Antes de falar dos erros, vamos tratar do principal objetivo do seu negócio: satisfazer o cliente. A administração da sua pizzaria precisa ter isso em mente em cada ação, assim, tudo vai fazer mais sentido. Colocar-se no lugar do cliente dá uma dimensão do que ele espera. Fazer pesquisa de satisfação também. Quando se é uma franquia, deve-se aproveitar a experiência da marca e de outras unidades mais antigas para aplicar no seu food service. Quando se trata de um negócio solo, é vivendo e aprendendo.
Quem vai a uma pizzaria espera por higiene, qualidade, sabor, agilidade no atendimento e, sobretudo, uma experiência agradável, seja no salão, no take away ou no delivery. Por isso, evite os erros a seguir.
- Falta de qualidade da pizza
Parece óbvio, mas nem sempre é. A administração de pizzarias deve entender que a qualidade não é só utilizar ingredientes de boas marcas, mas encontrar o ponto da mistura, a receita certa e manter a mão em cada unidade, ou seja, manter o padrão.
Muitos clientes deixam de fazer pedidos a lugares onde o sabor, tamanho e textura das pizzas mudam a cada pedido. Isso é um erro de grandes proporções.
As franquias saem na frente justamente por terem o padrão como marca de qualidade. A Domino’s, por exemplo, treina e capacita as equipes das franqueadas, possui fornecedores homologados e mais uma série de ações para garantir sempre a mesma qualidade em cada disco de pizza que vai para a casa dos clientes.
- Compras sem programação
Imagine ir ao mercado sem uma lista de compras. Provavelmente você volta com algo em excesso, enquanto esquece outras coisas. Agora, leve isso para a proporção de um restaurante. A administração de pizzarias deve ter em mente a importância do planejamento para tudo, principalmente para as compras de insumos e ingredientes.
Nem de mais, nem de menos, é preciso não deixar faltar nem estragar pela falta de uso. Além do mais, esse planejamento permite um maior e melhor controle financeiro.
- Equipe “todo mundo faz tudo”
Tudo bem que funcionários coringas são uma mão na roda quando alguém precisa faltar, mas no dia a dia, a administração de pizzarias precisa delegar funções de forma muito clara a cada funcionário. Ainda que todo mundo saiba fazer tudo, é preciso que todos saibam qual o seu papel naquele momento e nenhuma tarefa fique por fazer.
Os papeis precisam ser definidos no dia, na semana, no mês. Sem saber o que fazer, naturalmente o funcionário vai fazer algo errado e isso interfere no todo. É necessário que as atividades estejam divididas e organizadas em fluxo.
Quem faz o que, quando, onde e como. Essa organização faz muita diferença em dia de casa cheia de pedidos, lembre-se disso. Os franqueados Domino’s recebem tudo isso da marca e podem contar sempre com uma equipe de suporte para tirar dúvidas e ajudar em alguma dificuldade.
- Mau atendimento
Se tem uma coisa que afasta o cliente é um mau atendimento. A cordialidade, paciência e gentileza devem ser constantes no relacionamento com o consumidor. É preciso saber ouvir, antes de mais nada.
Ao receber um pedido, por exemplo, não tenha pressa, escute com calma, depois confira tudo com o cliente. Se ouvir uma reclamação, não tente se defender, escute atentamente. Entenda o que é a reclamação e só então resolva. O mau atendimento leva a uma experiência ruim que o cliente jamais vai querer repetir.
A administração de pizzarias fica mais fácil quando se trata de franquias. O modelo de negócio e o suporte que as marcas oferecem, como é o caso da Domino’s, fazem toda a diferença no dia a dia do food service.
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