Ao investir em refeições, é preciso ter em mente a infraestrutura necessária tanto em equipamentos e utensílios como em mão de obra para as operações. Isso serve para qualquer segmento. Neste artigo, vamos tratar sobre um dos principais recursos do segmento da Domino’s: colaboradores de uma pizzaria.
Claro que a quantidade de funcionários vai depender do tamanho do restaurante e da demanda que se objetiva, porém, em relação às funções necessárias, seja uma pizzaria grande ou pequena, algumas são imprescindíveis.
E, para você que está pensando em se tornar um franqueado da Domino’s, vamos explicar um pouco mais sobre o tema.
Como estabelecer as funções e os colaboradores de uma pizzaria
Ao montar a estrutura de equipe da sua pizzaria, é preciso ter em mente a legislação trabalhista e particularidades do setor. Os funcionários precisam ter pelo menos um dia de folga, daí pensar em pelo menos assistentes que possam substituir os titulares nesses momentos é estratégico.
Algumas questões para levar em consideração além da legislação:
- Dias e horários de funcionamento: sua pizzaria abrirá todos os dias? Qual horário de funcionamento? A partir dessas respostas, é possível pensar a demanda de funcionários. Lembre-se que além da cozinha, há o pessoal da limpeza e atendimento.
- Capacidade de atendimento no salão: você vai ter atendimento no salão ou só delivery e take and go? Caso for atender no salão, vai precisar de garçom. Um ou dois? Depende do tamanho do salão, da quantidade de mesas. Veja como tudo está interligado.
- Capacidade de entrega: caso faça entrega, é preciso definir se vai ser por aplicativo próprio ou de terceiros, ou os dois. Faz diferença? Faz e muita. Aplicativos de terceiros são um chamariz para novos clientes, você precisa ter capacidade de produção e entrega para dar conta do atendimento.
Como você pode perceber, são muitos fatores a se considerar na contratação de mão-de-obra para sua pizzaria. Contudo, de forma básica, podemos começar, sendo uma pizzaria pequena, com os seguintes colaboradores e quantidades:
- 1 garçom
- 1 caixa
- 1 auxiliar de limpeza
- 1 assistente
Essa configuração implica que o proprietário vai desempenhar as funções de compra de mercadoria, controle de estoque e gestão geral do negócio. O franqueado também põe a mão na massa.
Os segredos de uma boa pizza
Para a Domino’s, o segredo de uma boa pizza é o quanto de diversão e dedicação se emprega nela, não à toa, é a maior rede de pizzarias do mundo. Por isso, antes da função que o colaborador vai ocupar, esteja certo que será desempenhada com paixão em um ambiente de harmonia, parceria e respeito. Lembre-se que boa parte desse cenário é missão de um bom líder e gestor.
Estrutura de franquia, como funciona
A gente sabe que empreender não é fácil, ainda mais no início e sendo a primeira vez. É por conta disso que muita gente opta por empreender via franquia.
A abertura da empresa em si segue os passos comuns. É preciso regularizar junto à fazenda, prefeitura, vigilância sanitária, corpo de bombeiros e alguns outros órgãos, além de pagar impostos devidos. Ainda assim, através da franquia você tem apoio desde mesmo a escolha do ponto.
Outras questões como projeto arquitetônico, utensílios e equipamentos são padrão e você já tem acesso à lista completa. A Domino’s também tem fornecedores homologados, uma outra facilidade, evitando que o franqueado saia pesquisando onde adquirir os insumos. Capacitação e treinamento da equipe, também estão inclusos na contrapartida da franqueadora.
Isso tudo sem falar de carregar a marca de pizza mais famosa no mundo inteiro, um cardápio pronto e testado pelos paladares mais exigentes e uma técnica de preparo e entrega que são todo o diferencial Domino’s.
De todos os colaboradores de uma pizzaria que você precisa ter, o suporte de uma franquia Domino’s é o melhor e mais vantajoso de todos. Pense nisso ao empreender com pizzas.
Conheça mais sobre as vantagens de ser um franqueado Domino’s: https://franquias.dominos.com.br/