Como a Domino’s lida com as tendências do delivery e plataformas de compra digital

ago 31, 2022

O consumo digital e a entrega em domicílio já apontavam crescimento havia um tempo e se consolidaram com o grande boom do delivery e das plataformas de compra digital. O isolamento e o distanciamento social aceleraram alguns setores do mercado. Quem já vinha se preparando esteve um passo além de quem ainda não havia se voltado para a vida online de maneira mais contundente.

A Domino’s não só costuma se antecipar às tendências como também criá-las. Desde sua fundação em 1960 vem mudando o jeito de fazer, consumir, vender e entregar pizzas no mundo inteiro. Ainda assim, está sempre antenada às evoluções à sua volta e às tendências do delivery para sair na frente.Neste artigo, vamos falar sobre o que esperar para os serviços de entrega e plataformas digitais de compra.

Mudança de hábito e crescimento de consumo

Em conjunto com o Instituto Foodservice Brasil, a GS&NPD realizou uma pesquisa sobre consumo online em 2021. Segundo o estudo, os valores relacionados a compras via diversas plataformas de food service foram de 40,5 milhões de reais, ou seja, 24% a mais do que no ano anterior.

Houve também um aumento no tráfego de visitantes em aplicativos e sites da margem de 13%, equivalendo a 2,2 bilhões de pessoas. A pandemia de Covid-19 não só acelerou processos como trouxe novos hábitos que provavelmente seguirão de forma rotineira.

À força do momento, diversas pessoas, das mais variadas idades e culturas, se viram sem alternativa ao consumo online devido às questões sanitárias de saúde e prevenção. Quem antes torcia o nariz para aplicativos de compra, por exemplo, tornou- se um grande usuário.

Esse movimento foi acompanhado por várias empresas, a Domino’s foi uma delas. Sempre alerta às necessidades e desejos de seus clientes, fez da tecnologia uma aliada sem perder de vista as demandas humanas e sociais. Tanto é que percebendo o crescimento do número de pedidos retirados em lojas pelos próprios clientes, tratou de reformular o layout do salão para criar mais conforto e bem-estar.

A comunicação e personalização com o cliente são a chave para as marcas se diferenciarem e fidelizarem consumidores no universo digital. Neste sentido a Domino’s se fortalece em virtude das suas famosas e inusitadas ações promocionais.

As apostas em tendências do delivery para os próximos anos

Por conta do retorno presencial a bares, restaurantes e lanchonetes, espera-se uma estabilidade no comportamento de consumo online para food service, mas não exatamente um crescimento. Há muita gente ávida por sair e encontrar pessoas, e a comida, desde os tempos mais remotos, costuma reunir gente ao redor dela.

Em virtude deste retorno, é preciso oferecer vantagens para as compras e pedidos online. Entrega grátis, horários promocionais, combos, cupons de descontos, vale usar a criatividade e o diálogo com o público para entender suas preferências. O marketing digital vai precisar atuar fortemente nas questões de relacionamento.

A seguir uma lista do que já acontece e há por vir:

  • Crescimento das vendas: até 2025 devemos ter mais de 3,4 trilhões de dólares em vendas via e-commerce no mundo inteiro. Uma boa parcela é referente a food service. Esses dados são da Consultoria italiana Finaria. É preciso estar preparado investindo nos canais de vendas digitais.
  • Entregas via drone: Em 2016 a Domino’s Nova Zelândia realizou a primeira entrega mundial via drone na cidade de Auckland. O serviço continua sendo testado e aprimorado para ser massificado após a sua regulação.
  • Multicanais: é preciso estar presente onde o consumidor está. Aplicativos de entrega, próprios ou terceirizados, sites, redes sociais, aplicativos de mensagens, mobile-commerce, entre outros canais, fazem parte da realidade de muitos consumidores e precisam ser realidade em muitas empresas. A Domino’s foi pioneira em pedidos online e via celular.
  • Estímulos visuais:  quando o assunto é comida, o apelo visual conta e muito. Fotos, vídeos, realidade virtual, tudo pode ser mecanismo de atenção e escolha para o consumidor. A Domino’s criou o Pizza Builder, uma forma de fazer o pedido online personalizado e acompanhar todo o processo de montagem da pizza pela tela.
  • Tempo de espera e frescor: quanto mais ágil e bem acomodada for a refeição para entrega, mais e melhor experiência é oferecida ao cliente. A Domino’s opera com embalagem cartonada, própria para alimentos. Além disso, em 1998 criou a HeatWave Bag, um sacola para entrega com tecnologia patenteada de energia eletromagnética, mantendo a pizza quentinha como se tivesse acabado de sair do forno.

As tendências do delivery nos apontam para o investimento em tecnologia e relacionamento. Isso a Domino’s já faz há muito tempo. Seja um franqueado Domino’s para aproveitar todas essas vantagens no seu negócio próprio: https://bit.ly/3B1Hm3r

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