O mundo todo foi impactado pela pandemia de Covid-19 e o setor de franquias não ficou de fora. Alguns serviços, como o delivery, por exemplo, cresceram impulsionados pelo isolamento social. Porém, de modo geral, toda a economia sentiu o impacto e o tempo agora é de recuperação.
Uma coisa é certa, houve uma reinvenção generalizada no mercado de franchising. O que nasceu com fins de sobrevivência, se reconfigura como estratégia de marketing.
Ainda que não se tenham todos os números de 2021, já é possível fazer projeções do mercado de franquias para 2022. Algumas já em curso. Vamos a elas.
Números e métricas das franquias para 2022
O preparo para o ano de 2022 vem da análise de anos anteriores, principalmente de 2021. A comparação de números antes e durante a pandemia ajudam a entender as sequelas sofridas pelo segmento.
Neste sentido, os números disponibilizados pela Associação Brasileira de Franquias – ABF, mostraram um crescimento no segundo trimestre de 2021, contudo, abaixo do crescimento no mesmo período de 2019.
A diferença entre 2021 e 2019 foi de 4,6%. O faturamento em 2021 atingiu 14,1 bilhões de reais, o equivalente a 48,4% de evolução em relação ao ano anterior. Em 2019 esse crescimento foi de 53%. Ainda que haja essa diferença, ela é bastante pequena se pensarmos o contexto da pandemia e suas consequências.
Chegando em 2022, temos como métrica para avaliação de performance do franchising abertura e fechamento de unidades franqueadas. Na Domino’s, por exemplo, foram 43 novas lojas abertas em 2021. No âmbito geral, em 2021, o número de novos franqueados superou o de fechamentos, segundo dados da ABF.
2022 é também o ano do retorno presencial de uma das maiores feiras do universo das franquias, a ABF Franchising Expo. A expectativa é de o evento reunir mais de 60 mil pessoas e 400 marcas. Ações como essas costumam resultar em um grande volume de negócios, conectando quem quer empreender com segurança e quem busca expansão de suas marcas.
2021 de retomada para as franquias, 2022 de estabilidade
Se 2021 foi um ano de retomada dos negócios, principalmente os presenciais, 2022 promete a manutenção do crescimento e ainda uma estabilidade para respiro do setor de franchising. O Franchising Super Live, evento online realizado pela ABF em 2021, reuniu nomes importantes do setor e as apostas recaíram sobre o setor de alimentação.
Apesar de ter sofrido grandes impactos com a pandemia, foi também a área com maior poder de adaptação e agilidade para repensar os formatos de negócios, haja vista o delivery, os apps de entrega e o canais múltiplos de atendimento e comunicação com o cliente.
Ainda de acordo com a ABF, os números para 2022 se configuram em crescimento de 9% em relação a faturamento, 2% em crescimento das redes, 5% em novas unidades e 5% em novos empregos diretos gerados pelo setor.
Tendências em franquias para 2022 além dos números
A pandemia deixou grandes aprendizados, entre eles a importância da flexibilização dos negócios, poder de adaptação e sobretudo a vital necessidade de uma boa comunicação entre marca e consumidor para fins de fidelização e destaque em meio a concorrência.
O uso da tecnologia e a digitalização dos processos e gestão foram outras lições de 2020 e 2021 importantes para prosseguimento e atenção em 2022.
Parceria com aplicativos de entrega, desenvolvimento de serviço próprio de delivery, cardápio digital e online, QR Code e multiplicidade de formas de pagamento são só algumas das amostras de novidades vindas pela necessidade que se tornaram essenciais. O consumidor mudou. Com ele o jeito de gerir empresas do ramo alimentício e de refeições também.
Neste sentido, investir em franquia torna-se uma escolha ainda mais prudente devido à carga de experiências vividas pelas marcas e como lidaram com tantas interferências, chegando firmes a 2022.
Domino’s uma das franquias para 2022 que vale a pena investir
A Domino’s não é só uma grande franquia no Brasil, mas no mundo. O conhecimento adquirido em diferentes partes do globo proporciona uma expertise ímpar em comportamento do consumidor, gestão de pessoas e foco para soluções.
Uma marca forte, tradicional e em constante inovação, a Domino’s pretende dobrar em expansão no Brasil até 2025. Isso é conhecer e acreditar no setor de franchising.
Projete a sua mudança de vida para 2022. Seja dono do seu próprio negócio com segurança e certeza de bons resultados. Abra uma franquia Domino’s! Fale com nossa equipe: https://bit.ly/3xfzBFa